terça-feira, 15 de março de 2016

Som, sabem o que é?

    Bom dia maltinha. Já tinham saudades nossas, confessem lá... E umas introduções teóricas, vai?

Som faz parte
da nossa vida
Fig. 1 - O Som faz parte da nossa vida
Os sons que conseguimos distinguir no nosso dia a dia podem ser muito diferentes uns dos outros. Conseguimos distinguir sons tão distintos como os sons musicais provenientes de diversos instrumentos, a fala ou o canto, e um conjunto diversificado de ruídos como as explosões, o bater do martelo, o ranger de uma porta ou até uma pedra caindo dentro de água.

Normalmente os sons produzidos pelos homens têm uma frequência menor do que os sons produzidos pelas mulheres (são sons mais graves), isto porque as cordas vocais dos homens são maiores do que as das mulheres.


Como se produz o som?

O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora. O silêncio será pois a ausência de qualquer som.
O Homem consegue produzir sons, fazendo vibrar as suas cordas vocais.

Como se propaga o som?

O som necessita de um meio material, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado a outro). A velocidade de propagação do som depende desse meio. Normalmente a velocidade de propagação das ondas sonoras é maior nos sólidos e menor nos gases. Esta velocidade também depende da temperatura a que o meio de propagação se encontra.
A velocidade média de propagação do som no ar é de 340 m.s-1. Isto que dizer que em cada segundo, o som percorre 340 metros de distância.
Não há propagação de som no vazio (ou vácuo - no espaço, por exemplo), devido à ausência de partículas.
produção propagação e receção do som
Fig. 2 - produção, propagação e receção do som

Onde é recebido o som?

O som é recebido no receptor sonoro, que no caso do Homem é o ouvido.
Embora o espectro sonoro (conjunto de todos os sons produzidos) seja largo, o ouvido humano apenas deteta sons com frequências entre os 20 Hz e os 20000 Hz.
As ondas com frequência inferior a 20 Hz são chamadas infra-sons enquanto que as ondas com frequência superior a 20 000 Hz são ultra-sons, como podes observar a seguir:
Infra-sons: Sons com uma frequência inferior a 20 Hz
Sons: Apresentam frequências entre 20 e 20000 Hz
Ultra-sons: Apresentam frequências superiores a 20000 Hz
Para podermos compreender melhor a diferença entre sons e ruídos temos de estudar melhor as características do som.

Sem comentários:

Enviar um comentário