sexta-feira, 27 de maio de 2016

Exposiçao e ...

Aqui fica o cartaz da exposição da disciplina, que está atualmente aqui na escola com os trabalhos das várias turmas da disciplina. 




Com isto queremos agradecer-vos por estarem sempre connosco, por todas as mensagens de apoio e de incentivo à continuação deste projeto que só foi possível graças a vocês.
Muito obrigado, esperamos ter estado ao nível das vossas expetativas. Da nossa parte dizer que colocámos em cima da mesa, neste caso, no computador, todo o esforço possível para cumprirmos com as nossas obrigações.
Esperemos que não seja um adeus, mas um até já!!!





Visual Basic - Ficha 11



Visual Basic - Ficha 10


Visual Basic - Ficha 9





Visual Basic - Ficha 8



Visual Basic - Ficha 7


Visual Basic - Ficha 6



Visual Basic - Ficha 5


Visual Basic - Ficha 4


Visual Basic - Ficha 3


Visual Basic - Ficha 2


Visual Basic - Ficha 1


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estamos de Volta!

Bom dia!!
Provavelmente, ou melhor, com certeza já nao conseguiam aguentar as saudades por muito mais tempo e estavam desejoso por notícias nossas, temendo o pior...
Pois iremos explicar o que se passou.
Ao longo das últimas semanas temos vindo a trabalhar arduamente no VisualBasic, que, caso não saibam, é um programa que nos permite dar instruções a um computador, possibilitando a criação do que nós entendermos. Está inserido na área de programação e o cumprimento de várias fichas levou a um esforço extra da nossa parte, culminando na passada terça-feira com uma avaliação aos conteúdos que nos foram transmitidos.
Felizmente correu tudo bem e por isso estamos aqui hoje, finalmente, com algum tempo livre, para vos informar de tudo. Pedimos desculpa por não vos termos dito nada mais cedo mas infelizmente não conseguimos.
Esta mensagem tem como principal objetivo o de vos dizer isto.
Obrigado pelas inúmeras mensagens de apoio que nos endereçaram. Agradecemos todo o vosso carinho, significa muito para nós.
Continuem ligados!!

terça-feira, 26 de abril de 2016

Programação

Hoje damos início a uma nova unidade muito importante, a Programação.

Para iniciarmos da melhor maneira, vamos começar com algumas noções que é importante termos em mente:

1) Programação/Linguagens de Programação


Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.


Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Linguagens de Baixo/Alto Nível

O computador só entende uma linguagem conhecida como código binário ou código máquina, consistente em zeros e uns. Ou seja, só utiliza 0 e 1 para codificar qualquer ação. 

As linguagens mais próximas à arquitetura hardware se denominam linguagens de baixo nível e as que se encontram mais próximas aos programadores e usuários se denominam linguagens de alto nível. 

Linguagens de baixo nível 

São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas. 

Ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo. 

Dentro deste grupo se encontram: 
  • A linguagem máquina: esta linguagem ordena à máquina as operações fundamentais para seu funcionamento. Consiste na combinação de 0's e 1's para formar as ordens entendíveis pelo hardware da máquina. 
    Esta linguagem é muito mais rápida que as linguagens de alto nível. 
    A desvantagem é que são bastante difíceis de manejar e usar, além de ter códigos fonte enormes onde encontrar uma falha é quase impossível.
  • A linguagem Assembler é um derivado da linguagem máquina e está formada por abreviaturas de letras e números chamados mnemotécnicos. Com o aparecimento desta linguagem se criaram os programas tradutores para poder passar os programas escritos em linguagem assembler a linguagem máquina. Como vantagem com respeito ao código máquina é que os códigos fontes eram mais curtos e os programas criados ocupavam menos memória. As desvantagens desta linguagem continuam sendo praticamente as mesmas que as da linguagem assembler, acrescentando a dificuldade de ter que aprender uma nova linguagem difícil de provar e manter.
Linguagens de alto nível 

São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina. 
Estão dirigidas a solucionar problemas mediante o uso de EDD's. 

Nota: EDD's são as abreviaturas de Estruturas Dinâmicas de Dados, algo muito utilizado em todas as linguagens de programação. São estruturas que podem mudar de tamanho durante a execução do programa. Permitem-nos criar estruturas de dados que se adaptem às necessidades reais de um programa.

Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema. 

Estas linguagens permitem ao programador se esquecer completamente do funcionamento interno da máquina/s para a que está desenhando o programa. Somente necessita de um tradutor que entenda o código fonte como as características da máquina. 

Costumam usar tipos de dados para a programação e existem linguagens de propósito geral (qualquer tipo de aplicação) e de propósito específico (como FORTRAN para trabalhos científicos). 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Algoritmo/Programa

Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objectos que tenham uma lógica infinita (por exemplo, a língua portuguesa, a linguagem Pascal, a linguagem C, uma sequência numérica, um conjunto de objectos tais como lápis e borracha), ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica. 

Um programa informático é uma colecção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.



sexta-feira, 22 de abril de 2016

Unidade concluída

Cara comunidade
Depois do vídeo criado por nós sobre a nossa escola, damos por encerrada mais uma unidade.
Em breve continuaremos com as novidades!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Escola S/3 S. Pedro

Olá a todos!!
Vimos desta vez dar-vos a conhecer um pouco da nossa escola através de, nada mais nada menos que... um VÍDEO no youtube!! Não é fantástico?? Desta vez puxámos a culatra atrás para rematarmos com toda a força um daqueles vídeos sucesso com montes de visualizações, sabem??
Estamos a brincar como é óbvio, esperemos que gostem. Se não gostarem... é igual, não queremos saber. Aqui fica o vídeo:








sexta-feira, 8 de abril de 2016

Vídeo para todos!

Bom dia! Hoje temos um vídeo para vocês!!
Nada melhor do que brincadeiras caninas para animar o dia!



Esperemos que gostem!!

terça-feira, 5 de abril de 2016

3º Período chegou!

Bom dia a todos! Sim, as férias acabaram o que é uma pena :( mas para gáudio de todos vós, estamos de volta!
Para este período esperamos dar continuidade ao que temos feito, atualizando o blogue de forma constante com tudo o que fizermos.
Esperemos não só que continuem a acompanhar o nosso trabalho mas também que da nossa parte consigamos cumprir as vossas expetativas através da exposição de trabalhos criativos e interessantes.
Fiquem ligados!!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Final do 2º Período

Bom dia!
Chega assim ao fim mais um período de aulas, com muito trabalho e esforço com o propósito de vos atualizar constantemente com aquilo que fazemos.
Esperemos que tenham umas boas férias, desejamos para todos vós uma excelente Páscoa e que descansem bastante. Estes são os nossos votos para todos. Um abraço!!!








terça-feira, 15 de março de 2016

Áudio digital

          O áudio digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital (ADC, Analog to digital converter) e, na reprodução, a conversão do som digital para analógico (DAC, Digital to analog converter) permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CDMiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAVAIFFMP3OGG, e de outros meios.
          O processo de conversão do som analógico para digital acarreta uma perda e é sabido que o som digital nunca poderá representar o som analógico de maneira plena. No entanto, a evolução tecnológica dos processos de conversão atingiu um grau elevado de precisão ao ponto de não deixar transparecer nenhuma distinção perceptível ao ouvido humano entre o som analógico e sua representação digital.
          A precisão da representação digital do som varia de acordo com a taxa de amostragem de frequência e a quantidade (profundidade) de bits para cada amostra, ou bit depth. Quanto maiores esses valores, maior será a fidelidade do som digital em relação ao som analógico. Um CDde áudio padrão, por exemplo, possui a taxa de amostragem de frequência, ou sampling rate, de 44.100 Hz e a profundidade de 16 bits.

Som, sabem o que é?

    Bom dia maltinha. Já tinham saudades nossas, confessem lá... E umas introduções teóricas, vai?

Som faz parte
da nossa vida
Fig. 1 - O Som faz parte da nossa vida
Os sons que conseguimos distinguir no nosso dia a dia podem ser muito diferentes uns dos outros. Conseguimos distinguir sons tão distintos como os sons musicais provenientes de diversos instrumentos, a fala ou o canto, e um conjunto diversificado de ruídos como as explosões, o bater do martelo, o ranger de uma porta ou até uma pedra caindo dentro de água.

Normalmente os sons produzidos pelos homens têm uma frequência menor do que os sons produzidos pelas mulheres (são sons mais graves), isto porque as cordas vocais dos homens são maiores do que as das mulheres.


Como se produz o som?

O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora. O silêncio será pois a ausência de qualquer som.
O Homem consegue produzir sons, fazendo vibrar as suas cordas vocais.

Como se propaga o som?

O som necessita de um meio material, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado a outro). A velocidade de propagação do som depende desse meio. Normalmente a velocidade de propagação das ondas sonoras é maior nos sólidos e menor nos gases. Esta velocidade também depende da temperatura a que o meio de propagação se encontra.
A velocidade média de propagação do som no ar é de 340 m.s-1. Isto que dizer que em cada segundo, o som percorre 340 metros de distância.
Não há propagação de som no vazio (ou vácuo - no espaço, por exemplo), devido à ausência de partículas.
produção propagação e receção do som
Fig. 2 - produção, propagação e receção do som

Onde é recebido o som?

O som é recebido no receptor sonoro, que no caso do Homem é o ouvido.
Embora o espectro sonoro (conjunto de todos os sons produzidos) seja largo, o ouvido humano apenas deteta sons com frequências entre os 20 Hz e os 20000 Hz.
As ondas com frequência inferior a 20 Hz são chamadas infra-sons enquanto que as ondas com frequência superior a 20 000 Hz são ultra-sons, como podes observar a seguir:
Infra-sons: Sons com uma frequência inferior a 20 Hz
Sons: Apresentam frequências entre 20 e 20000 Hz
Ultra-sons: Apresentam frequências superiores a 20000 Hz
Para podermos compreender melhor a diferença entre sons e ruídos temos de estudar melhor as características do som.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Combinação de 2 Personagens: Ellen Page e Veronica Roth

Nova combinação desta feita com duas outras celebridades. Apenas contemplem:












Combinação de 2 Personagens: Sarah Hyland e Stephanie Meyer

Esqueçam tudo o que até hoje entendem acerca de obras de arte. Fiquem apenas com isto:
















Projeto final da Espécie Photoshop: Recebam com um aplauso a..... Cangota!!

Bom dia! Aqui vos apresentamos o nosso trabalho final de Photoshop, a nova espécie a habitar no planeta: a Cangota, nada mais nada menos que a mistura de um canguru... com uma marmota!!
Esperemos que gostem. Dêm o vosso like e compartilherm a nossa página para alcançarmos todos os cantos espalhados por este mundo fora.Agora chega de conversa, fiquem apenas com as imagens:

























Agora uma versão reduzida do nosso trabalho:









sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ficha 15

Estarão a ter tonturas?? Visões?? Pois nós achamos melhor que consultem o vosso médico para averiguar a situação.


           Imagem Original:                                                                           Criação:

















sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ficha 14

Bom dia!! E que tal envelhecermos imagens?? Podem confessar, começou a bater a nostalgia daquele carro velho do vosso avô que ele adora! Aqui estão as nossas imagens. Gostam do resultado??

Imagens Originais:













Criações:














Ficha 13

Bom dia! Mais um dia de photoshop e mais um trabalho realizado, desta vez com tatuagens.
E então? Preferem com ou sem? Deixem a vossa opinião nos comentários em baixo!





terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ficha 12

Bom dia! Aqui fica a correção dos olhos vermelhos, esperemos que gostem!










sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ficha 11

Continuando com o photoshop!!!



             Imagem Danificada:                                                              Imagem Reparada:




























Ficha 10

Bom dia! Começamos o dia a tratar as borbulhas indesejadas. Sim, temos solução para o nosso e vosso problema!! 
Gostam do resultado final?? Deixem aí nos comentários em baixo.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ficha 8 e 9

Bom dia!!
Hoje vamos mostrar-vos várias alterações ao nível do cabelo de várias personalidades influentes no mundo de hoje. Não vamos nada ahahah. Isso implicaria pagar muito dinheiro em direitos de imagem, e nós, como apenas recebemos os vossos donativos miseráveis em termos de quantidade, não o poderemos fazer.
Aqui estão  as imagens originais e as criações, com certeza irão gostar!!



Imagem Original:








Criações:





Imagem Original:






Criações:







Imagem Original:






Criações: