terça-feira, 17 de novembro de 2015

Compressão de imagens

Bom dia seguidores incansáveis da nossa causa social. Hoje escrevemos mais uma mensagem por motivos publicitários, pois honramos os compromissos para com os nossos parceiros.
Vamos falar-vos de imagens, boa? Não querem? Nós também não queremos muita coisa mas a vida é assim...
Compressão de imagens, em informática, é a aplicação de compressão de dados em imagens digitais. O objectivo é reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.
O tipo de compressão aplicado pode ser com ou sem perda de dados:
A compressão sem perda de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes, como para um fotógrafo profissional, ou um médico quanto às radiografias. São exemplos deste tipo de compressão os formatos : GIF e TIFF (apesar de algumas variantes deste terem perda de dados).
A compressão com perda de dados é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade, sem no entanto menosprezar esta. É o caso das máquinas fotográficas digitais em geral, que gravam mais informação do que o olho humano detecta: alguns sistemas de compressão usam este facto, com vantagem, podendo por isso desperdiçar dados “irrelevantes”. O formato JPEG usa este tipo de compressão em imagens.
Não sintam a nossa falta, já voltamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário