sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Outra vez a publicar

Estimados energúmenos, mais uma vez damos continuação à publicação de conceitos deveras importantes para uma vida, desta vez para vos falarmos de MULTIMÉDIA!
E perguntam vocês : Mas para que é que eu quero saber disso? Não posso usar o google também?? Que interesse esse conceito terá para mim?
Muito! Em primeiro lugar porque a nossa abordagem não é apenas "uma abordagem" e porque, como tem sido uma constante, os compromissos publicitários nos obrigam a isso.

Já que estamos a iniciar uma nova unidade relacionada com a multimédia e as suas temáticas adjacentes, terá todo o interesse o que iremos publicar a seguir! Vamos apenas fazer um curto intervalo e já voltamos, não saiam da nossa companhia!!!
.
.
.
Estamos de volta.

Para começar, o termo MULTIMÉDIA define qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico, ou seja, a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem.
De forma intimamente ligada à multimédia estão também os tipos de media, que se distinguem quanto à sua natureza espacio-temporal (estáticos ou dinâmicos) e quanto à sua origem.


-- Os tipos de media estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
  • O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.
  • As imagens "bitmaps" são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens "bitmap" não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem.

Imagem:


  • Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objectos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações interactivas e ícones, pois estes requerem uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala.

-- Já os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.

  • áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.
  • O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames).

Vídeo:


  • Actualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.


-- Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados

  • Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia.
  • Os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e animação.


-- Em relação aos modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes:  a divulgação online e a divulgação offline.

  • Online: 

- Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.




Vantagens:

- Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.


Desvantagens:


- Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” contendo centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demora mais tempo aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.

  • Offline:

- A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD´s e DVD´s.




Vantagens:

- Para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e é também mais fácil de os utilizar desta forma visto que os CD’s e DVD’s têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de armazenar os conteúdos multimédia.


Desvantagens:

- A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível. Enquanto que pela via online apenas tem de aceder a rede.

Cara comunidade, ficamos por aqui naquele que foi mais um post do melhor blog da atualidade segundo a crítica internacional. Aqui nos despedimos. Hasta.

Links consultados:




Sem comentários:

Enviar um comentário